• 05 ABR 16
    • 0

    Consultas especiais para etapas muito especiais

    Sempre considerei algumas etapas do ciclo de vida demasiado especiais, embora adore trabalhar com todas as faixas etárias. Cada vez mais se trabalha a preparação para a gravidez, a preparação atempada para a natalidade, para o aleitamento materno, a preparação dos pais para a diversificação alimentar, para o crescimento pleno e saudáveis, afinal estas etapas apresentam um impacto fortissimo na saúde e naquilo que é o desenvolvimento humano.

    Sabiam que…

    • A nossa saúde depende (não só mas também) da saúde que a nossa mãe teve antes de engravidar? Ou aquilo que nós hoje gostamos ou não gostamos depende de toda a fase de introdução de novos alimentos e aquilo a que fomos habituados?  :)
    • Sabiam que durante a gravidez, se a mãe mantiver uma alimentação saudável, parece que já está a criar uma janela de oportunidade para o bebé na fase da diversificação alimentar já se encontrar familiarizado com os alimentos? :)
    • Posso dar-vos 1 exemplo: acompanho 1 jovem na minha consulta de nutrição que não gosta de peixe. Hoje em dia, já com 20 anos e após muito acompanhamento, admite que nunca foi habituado a comer peixe, porque existia sempre uma opção de carne.
    • É fácil pensarmos que na fase de introdução de novos alimentos, os bebés fazem muitas caretas (é normal) e por vezes há tendência para se dizer: “não gosta” e não se volta a oferecer (o que é errado, esta fase é maravilhosa, é a fase em que tudo é novidade e há que criar hábitos, bons hábitos).

     

    Deixem-me partilhar que o potencial (e responsabilidade) está nos adultos (nos pais, educadores, avós, …), o que quero dizer com isto?

    Amor, carinho, ternura, educação, não se transmitem através da oferta de tudo, na oferta de doces, chocolates, bolachas, sumos, mas sim na preocupação da saúde destes pequenos, na saúde que eles têm para crescer de forma equilibrada e sem consequências.

     

    “Gordura “NÃO” é formusura”!

    Uma criança obesa tem uma probabilidade muito forte de se tornar num adulto obeso e com todas as consequências associadas, diabetes tipo 2, hipertensão, doenças cardiovasculares, baixa autoestima, problemas osteoarticulares, entre outras.

     

     

    Nutricionista Rita Morais, nº cédula profissional 1473N (ON)

     

    Para mais questões: geral.cmpoh@gmail.com

    Ou pode ainda contactar-nos através de: 238 60 20 60 ou 964 824 019

    No dia 7 de abril, quinta-feira, é o Dia Mundial da Saúde, a Clínica Médica durante toda a semana está a oferecer voucher’s promocionais :) e na quinta, durante todo o dia, vamos oferecer um mimo a todas as pessoas que nos “visitem”.

Deixe Um Comentário

Cancelar Resposta

Photostream