• 31 MAR 16
    • 24

    O pão engorda!

    “O pão engorda”, “eliminei o pão da minha alimentação”, “eu sei que é o  pão que me faz engordar”, … Será mesmo? Será o pão o responsável pelos seus kg’s a mais? Será o pão um vilão?

    Vamos aprender um pouco mais sobre o assunto :)

    Em primeiro lugar: o pão tem kcal (as conhecidas calorias), tal como todos os alimentos sólidos, podemos dizer que a água é mesmo o único elemento da Roda dos Alimentos, com 0 (zero) Kcal.

    Agora falando um pouco mais deste alimento, o pão, é rico em hidratos de carbono, pobre em gorduras e proteínas. Nota importante: estou a referir-me a pão “caseiro” e não a pães de leite, croissant’s, pão embalado de longa duração, sendo estes já ricos em açúcar e gordura adicionados. Se escolherem um pão com fibra alimentar, este é mais nutritivo e com maior poder saciante, exemplos: pão centeio, mistura, sementes, integral, alfarroba, …

    1 bola de centeio, habitualmente presente nas nossas padarias, com +- 70 g tem 180 kcal e ~6g de fibra alimentar!

    2 fatias de pão de forma (~60g) têm 160 kcal , 2g de fibra, com açúcar e gordura presentes, sem que as tenhamos adicionado! :(

    Qual a diferença? A qualidade das kcal, a forma como são digeridas e absorvidas pelo organismo! Quando ingerimos uma fonte de hidratos de carbono simples, ricos em açúcar, esta glicose vai estar disponível na nossa corrente sanguínea, e em excesso contribui para o aumento do tecido adiposo (gordura corporal).

     

    Outro aspeto importante está na quantidade de pão que introduz diariamente e a forma como o distribui nas suas refeições.

    É daquelas pessoas que só come 2 pães por dia, mas incluídos no almoço e jantar?

    Ou é daquelas pessoas que quando chega a casa, após um dia de trabalho exaustivo, come 2 ou 3 pães porque está cheio de fome?

    Ou ainda prefere substituir o pão, por uns cereais de pequeno-almoço, tipo “de linha” ou da gama “dietética”?

    Leia sempre a LISTA de INGREDIENTES, procure fontes de açúcar e gorduras escondidas: óleo, manteiga, natas, açúcar, mel, melaço, xarope de…,

     

    Resumindo :) O pão engorda sim, mas na verdade existem alimentos muito mais calóricos, como os cereais de pequeno-almoço, umas tostas, pão de forma, croissant’s, bolos, bolachas :)

    Tudo depende do equilíbrio, da quantidade e qualidade!

    Este é um dos assuntos mais trabalhados na consulta de nutrição clínica. Venha aprender ainda mais sobre o assunto. Para mais questões pode enviar o seu e-mail para: geral.cmpoh@gmail.com

    Pode contactar-nos através da nossa página do facebook ou ainda via telefone:

    238 602 0 60 ou 964 824 019

     

    Nutricionista Rita Morais, nº cédula profissional 1473 N (ON)

     

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