• 11 AGO 15
    • 0

    Planeamento da Gravidez

    O planeamento da gravidez é das fases mais importantes, não só para o casal, como para a saúde da mulher e para o desenvolvimento pleno do futuro bebé.

    “Não percebo a importância da consulta de nutrição clinica no planeamento da gravidez”

    Ana Beatriz

    http://www.facebook.com/141351372630457/photos/a.622163074549282.1073741845.141351372630457/775455225886732/?type=3&theater

    Como a palavra planeamento diz, é uma fase, que deve anteceder a conceção, nesta primeira etapa, o casal deve procurar o(a) seu médico(a) para fazerem todas as questões que têm em mente, para pedir análises completas e realizar exames de saúde. A mulher deve realizar análises completas, para perceber, por exemplo, se não tem uma anemia (que tem que ser tratada antes de engravidar), se é (ou não) imune contra a toxoplasmose (que exige cuidados nutricionais específicos e rigorosos), para perceber se a sua saúde está a 100% para uma gravidez, afinal esta não é a fase onde se devem fazer tratamentos, daí a importância de planear.

    Relembro que o médico vai prescrever com a devida antecedência (de preferência 3 meses antes de engravidar) suplementos de ácido fólico e iodo (este último pode não ser prescrito a todas as mulheres). O ácido fólico é essencial para a formação do tubo neural, que acontece logo nas primeiras semanas de gestação, sendo este um forte motivo para planear a sua gravidez com tempo.

    Muitas mulheres não têm uma alimentação saudável, muito menos equilibrada ou completa, têm dificuldades em compreender o que devem comer para as suas necessidades, consoante os seus horários e rotinas, claro que primeiro é necessário identificar esta falha, relembro que a fase de aprendizagem deve ser feita antes de engravidar, para que durante as primeiras semanas de gestação e durante toda a gravidez, a alimentação seja o mais completa e segura possível.

    Outra questão fundamental, o peso corporal, a ideia de que gordura é formosura é da idade dos meus avós, eles diziam e acreditavam que durante a gravidez tudo é permitido, tudo é válido, os desejos, o apetece-me isto e o mundo, mas é errado, é sim a fase mais importante para um bebé que depende inteiramente das escolhas e opções de uma mulher.

    Já tomaram consciência da importância que nós mulheres temos? Durante as semanas de gestação temos o papel mais importante, o desenvolvimento pleno de um ser, que depende inteiramente das nossas escolhas, infelizmente nem sempre são as melhores, e a maioria são referentes a alimentação e com um impacto fortíssimo na gravidez, na saúde futura da criança e na sua saúde como adulto!

    Não sejam fundamentalistas no que toca aos “brócolos ou à sopa”, sejam fundamentalistas no cuidado com vocês e com a saúde do vosso futuro bebé, procurem um nutricionista e façam esta preparação, de preferência em família, será tudo mais fácil, num período com muitas questões, que é a gravidez, e que deve ser usufruída com o máximo de equilíbrio e serenidade.

    Podem enviar todas as questões para geral.cmpoh@gmail.com ou ainda por mensagem privada para o facebook da Clinica Médica:

    https://www.facebook.com/pages/CMPOH-Cl%C3%ADnica-M%C3%A9dica-e-Param%C3%A9dica-de-Oliveira-do-Hospital/141351372630457

     

    Nutricionista Rita Morais

    nº cédula profissional 1473 N (ON)

     

Deixe Um Comentário

Cancelar Resposta

Photostream