• Terapia da Fala com a Drª Paula Castanheira

    Queremos que conheçam melhor a Drª Paula Castanheira, Terapeuta da Fala da Clínica Médica.

    Fizemos-lhe algumas perguntas pessoais e profissionais para que a conheçam um pouco melhor, a Drª Paula abraçou o projeto da Clínica Médica, tem-se dedicado imenso e tem sido uma verdadeira profissional na área da Terapia da Fala.

    Nome Completo: Ana Paula Castanheira Fernandes

    Curso: Licenciatura em Terapia da Fala

    Atividades preferidas: conhecer novos locais, passear pela natureza, ida ao cinema

    Hobbies: ouvir música, ler, trabalhos manuais que envolvem a preparação e execução das atividades para as sessões de terapia da fala

    Gostas de cozinhar? sim, mas sou mais inclinada para o mundo da doçaria… sou uma verdadeira gulosa

    Comida preferida: adoro um bom bacalhau com natas

    O que não pode faltar no teu dia? uma boa gargalhada

    Cor preferida: tenho várias: o azul, o castanho e o rosa

    Signo: Capricórnio

    O que te cativa na área da Terapia da Fala? a conquista do(s) objetivo(s) definido(s) para aquela criança ou adulto e, ainda o sorriso feliz de cada um deles. É uma área mágica e fantástica para trabalhar!

    Nas consultas de Terapia da Fala o que mais encontras? Crianças com dificuldade na leitura e na escrita e, também as dificuldades articulatórias. Estas duas áreas, atualmente são muito tidas em conta por parte dos profissionais de educação (educadores e professores) que estão cada vez mais atentos, o que é benéfico para uma intervenção precoce. Contudo, existe um variado leque de necessidades que vai desde os bebés, as crianças aos adultos e idosos. O Terapeuta da Fala atua e faz a diferença dos “0 aos 100”.

    Porque é que a maioria das pessoas acha que a Terapia da Fala é mais útil nas crianças: Talvez porque a fala é uma dificuldade mais visível e, daí haver uma maior sensibilidade para essa área e população em específico. Embora a mentalidade esteja em grande evolução, o que quer dizer que o Terapeuta da Fala é um profissional que é igualmente reconhecido por intervir noutras áreas.

    Se pudesses dar um conselho: A importância de dar atenção às crianças, ou seja, como pais “tentar” aliviar os dias mais agitados e, saber conversar e ouvir os filhos é essencial para o seu desenvolvimento e crescimento como seres humanos. Para além disso, são os pais os principais pilares de toda a construção de uma criança, como futuro ser humano, mas também são eles que dão todo o apoio para o colmatar das dificuldades.

    O que pensas do desafio que te foi proposto pela C.M.P.O.H. – Clínica Médica: Considero, tal como o sentido da palavra usada, um desafio, visto ser uma clínica cheia de profissionalismo. Contudo, identifico-me com essa característica e, por isso “mãos à obra”.

     

    Obrigada TF Paula, obrigada por aceitares este projeto, este desafio e vamos terminar o ano da melhor forma e prontíssimos para dar início ao 2020

     

Deixe Um Comentário

Cancelar Resposta